Alguns a conhecem por Lua. Outros, já a conhecem por deusa. Há outros muitos que, de fato, não a conhecem, mas certamente a admiram!
Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Entre em contato através do WhatsApp da Vipera Arcana, a loja do Bruxo de Lua, clicando aqui.
Clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links. Não esqueça de seguir nosso trabalho nas redes sociais.
Bênçãos, e boa jornada!
A Lua
A Lua (sempre com letra maiúscula, se estiver se referindo à nossa Lua, orbitando ao redor da Terra) sempre influenciou os seres humanos, de forma mágica ou não. Bonita e fascinante, até mesmo para quem não consegue, ou não intende captar sua essência mágica, é com certeza um atrativo.
A força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra influencia no movimento das marés. Ou seja, nas fases Cheia e Nova, onde o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, as marés sobem e descem com mais facilidade e violência. E no ponto onde a Lua está mais próxima da Terra há uma maior concentração de água, “puxada” pela Lua. Por a Terra ser coberta em maior parte por água, a força gravitacional exercida pela Lua na água é maior. Da mesma forma ocorre com o nosso corpo, que é em maior parte água, e é dito que sofremos alterações de humor, pressão e estímulos de acordo com as fases da Lua. Esses fenômenos nos seres humanos são denominados Marés Biológicas.
Em algumas culturas e/ou tradições mágicas a Lua é representação ou personificação de uma divindade feminina, quando não a própria divindade. Podemos citar como exemplo, Jací (ou Jaceí), a deusa-Lua cultuada por tribos indígenas no Brasil, a Chang’e dos chineses, a Selene dos gregos, Luna dos romanos, Sina dos polinésios, e muitas outras facetas mais. Há também deuses masculinos representando a Lua, ou ligados a ela de alguma forma, a exemplo Máni dos nórdicos, e Toth, egípcio, que originalmente era um deus lunar (tendo sido originalmente associado à Lua, perdeu esta associação com o passar do tempo?).
Sendo o astro que mais exerce influência na vida humana (depois do Sol), dela (a Lua) surgiram os contextos de semana e mês, que se baseiam em seu movimento. Uma fase lunar dura aproximadamente uma semana, sete dias. E em um ciclo completo, aproximadamente 28 dias, é possível notar cada uma das quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Falemos um pouco sobre cada uma delas, e também do período conhecido como Lua Negra.
Abaixo, algumas informações para nortear seus estudos mágicos sobre a Lua e suas fases.
Fases Lunares
Muito importante, antes de falar das fases em separado, falar do conceito de lunação. Uma lunação é um ciclo completo da Lua, que dura aproximadamente vinte e oito ou vinte e nove dias, indo de uma Lua Nova até a próxima, onde outra lunação se inicia.
A partir da Lua Nova, veremos as cinco fases mais importantes da Lua, e que tipos de práticas mágicas ressoam melhor com cada período.
- Lua Nova

É a fase quando a Lua está “nascendo”, se tornando visível. É o período de transição entre o término da fase escura e sombria e a volta da claridade. As energias desta fase tornam propícios novos começos – afinal é a primeira fase, e tomadas de decisões (possivelmente bruscas) como marco de novos começos.
A palavra-chave desta fase é (re)começos. É o melhor período para começar a colocar as ideias no papel, e imediatamente começar a colocar em prática. Você não precisa ter necessariamente um caminho pronto, mas é importante arregaçar as mangas e começar a agir, se quiser chegar ao seu destino.
Banhos de purificação ou preparação podem ser uma boa ideia aqui, também. Feitiços relacionados à saúde, à cura, e à renovação também, são melhor executados durante esta fase, quando se utiliza da energia da Lua.
- Lua Crescente

As palavras-chave nessa fase são continuidade e crescimento. É hora de continuar consolidando o que o que foi idealizado na Lua Nova; o momento é de fertilizar o que já está encaminhado.
Esta fase ressoa bem com feitiços de prosperidade, dinheiro, e crescimento no sentido mais abrangente. É necessário cuidado, pois um feitiço ou ato mágico pode intensificar algo não desejado também, caso a energia não seja bem direcionada.
Cuidado! Fazer feitiços com intenção de diminuição na Lua Crescente pode (o que não significa que vai) ter efeito contrário ao esperado.
- Lua Cheia

Plenitude. Totalidade. Nesta fase, a Lua mostra o seu estado completo, cheio, pleno, totalmente visível. As energias desta fase influenciam amplificando as sensações, e o poder, tornando tudo mais claro e evidente, mais marcante. Como a Lua no céu, imponente.
Feitiços melhor executados nesta fase da lua são de tipos diversos, feitiços de amor, união, força, sensibilidade e intuição, sonhos, entre outros. É a fase com um leque maior de tipos de feitiços que são intensificados pela energia vigente.
Somente o dia em que a Lua está em sua fase Cheia, ela o está de fato, na verdade, alguns minutos somente. A partir do momento que enxergamos a Lua “diminuindo de tamanho” com relação à nossa percepção, ela já está minguando. Procure em uma tabela (você encontra facilmente em sites de astronomia) o horário preciso em que a Lua estará Cheia, na lunação correspondente, para melhor aproveitar sua energia. Mas não fique paranoide a respeito, contanto que a Lua esteja redondinha, levando em consideração a nossa percepção, é bem provável que ela esteja em sua fase Cheia. Aproveite esta janela entre este período, até quando ela começa a ficar mais ovalada, minguando, com sabedoria.
- Lua Minguante

Como o nome sugere, a Lua Minguante é a fase onde a Lua diminui, míngua, e com isso estará pronta para nascer novamente, em aproximadamente uma semana, depois que “sumir” totalmente do céu.
Recomenda-se nesta fase feitiços que envolvam a vontade de fazer diminuir ou cessar. Banimentos, limpezas, purificações (e até mesmo devoluções de feitiços), et cetera.
Tudo o que faça diminuir, cessar, retornar ao estado anterior, é melhor executado durante a Lua Minguante, quando a energia da Lua é evocada para auxiliar na prática mágica, ou quando qualquer coisa acontece sob sua influência.
- Lua Negra

Também chamada de Lua Balsâmica. É onde não é possível ver a Lua no céu. Ocorre geralmente nos dois últimos dias de Lua Minguante, antes da Lua Nova poder ser vista.
Nesta fase, é importante tratarmos de coisas relacionadas à nossa interioridade, e quem, e o que somos, buscar olhar para dentro para nos entender. Hora de resolver conflitos conosco mesmo. Nos estudar, para nos entender.
É um ótimo período para trabalhar questões relacionadas à sombra. Não perca esta oportunidade.
Feitiços recomendados: feitiços com relação à descoberta de nós mesmos, nossos guias, divindades, animais espirituais, fraquezas, fortalezas, talentos ocultos… e mais.
A influência das Fases da Lua nas práticas mágicas
Devo considerar ou não a energia da fase da Lua atual nos meus feitiços e rituais?
Se você é uma pessoa cujo caminho mágico está diretamente ligado à Lua e suas fases, programe-se para fazer seus feitiços, ritos e práticas nos momentos mais adequados. Caso não, e se você precisar agir magicamente, sem tempo para esperar a fase correspondente? Vai deixar de aumentar suas proteções, por exemplo? É claro que não! A Lua é uma imensa fonte de energia, que pode ser utilizada para potencializar suas práticas mágicas, mas não deve ser a única fonte de energia, afinal, você tem muitas outras fontes de energia ao seu redor… o próprio Sol, os Elementos, Divindades, Egrégoras, sem mencionar o seu poder pessoal.
Esbás
Os esbás são celebrações à Lua, muito comumente feitas na Wicca, embora muitos grupos de bruxaria não-wiccanianos também os celebrem, com sua própria liturgia, contudo. Estas celebrações, que ocorrem à Lua Cheia, são ritos de contemplação e conexão com a Lua, ocorrendo cerca de doze ou treze vezes por ano. Eu não tenho certeza se os esbás são celebrados levando em consideração o Ano Solar, pagão, ou o ano civil, social. Assim que descobrir e/ou tiver mais informações a respeito, edito esta postagem com o que terei aprendido.
Magia Lunar
É fácil. Deixa eu te contar! Tudo o que você necessita para fazer magia lunar é conectar-se à energia da Lua, antes de qualquer coisa. E de que maneiras você pode fazer isto? De inúmeras. A forma mais simples é contemplá-la, enquanto sente sua energia te preencher e te energizar. Você pode imaginar que a luz que ela reflete em você é um conduíte etéreo, pelo qual sua energia passa até chegar em você.
A partir daí, você pode, cheie de sua energia, utilizá-la da forma que sinta melhor. Algumas dicas a seguir.
● Você pode “puxar” a energia da Lua, literalmente, visualizando que à medida que você a puxa, seja com o auxílio de um atame ou varinha, ou apenas com a sua mão, esta desce até você, ou a um objeto, ao seu comando. Inclusive, clica aqui para ler uma “cagada mágica” que já fiz puxando a energia lunar, aí você saberá quando e como não fazer.)
● Você pode colocar água para enluarar, para utilizar sempre que necessário. A água enluarada trará consigo características da fase na qual ela tenha sido enluarada.
● Você pode organizar suas magias de modo a considerar uma lunação inteira, ou seja, indo de uma Lua Nova a outra. É interessante manter suas proteções mágicas sempre em dia, não é? Então que tal programar-se para fazer feitiços de proteção, erguer barreiras e escudos mágicos sempre na Lua Crescente, ou trabalhar seus dons intuitivos na Lua Cheia? E que tal programar-se para banir tudo o de indesejado sempre a cada Lua Minguante? Já pensou em trabalhar a sua sombra toda Lua Negra? O que mais você pode colocar como periódico, a cada lunação? Medite a respeito e veja se é interessante para você.
Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
DICA
● Você pode utilizar um aplicativo de celular para se orientar com relação às fases da Lua, pelo menos até aprender a prestar atenção nela. Observe-a! Conecte-se!
Esclareceu várias dúvidas, muito obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Disponha, Yunnie! Seja sempre bem-vinde!
CurtirCurtir