Alguns a conhecem por Lua. Outros, já a conhecem por deusa. Há outros muitos que, de fato, não a conhecem, mas certamente a admiram!
QUADRO DE AVISOS
Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.
Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.
Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.
E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.
Bênçãos, e boa jornada!
A Lua
A Lua (sempre com letra maiúscula, se estiver se referindo à nossa Lua, orbitando ao redor da Terra) sempre influenciou os seres humanos, de forma mágica ou não. Bonita e fascinante, até mesmo para quem não consegue, ou não intende captar sua essência mágica, é com certeza um atrativo.
A força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra influencia no movimento das marés. Ou seja, nas fases Cheia e Nova, onde o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, as marés sobem e descem com mais facilidade e violência. E no ponto onde a Lua está mais próxima da Terra há uma maior concentração de água, “puxada” pela Lua. Por a Terra ser coberta em maior parte por água, a força gravitacional exercida pela Lua na água é maior. Da mesma forma ocorre com o nosso corpo, que é em maior parte água, e é dito que sofremos alterações de humor, pressão e estímulos de acordo com as fases da Lua. Esses fenômenos nos seres humanos são denominados Marés Biológicas.
Em algumas culturas e/ou tradições mágicas a Lua é representação ou personificação de uma divindade feminina, quando não a própria divindade. Podemos citar como exemplo, Jací (ou Jaceí), a deusa-Lua cultuada por tribos indígenas no Brasil, a Chang’e dos chineses, a Selene dos gregos, Luna dos romanos, Sina dos polinésios, e muitas outras facetas mais. Há também deuses masculinos representando a Lua, ou ligados a ela de alguma forma, a exemplo Máni dos nórdicos, e Toth, egípcio, que originalmente era um deus lunar (tendo sido originalmente associado à Lua, perdeu esta associação com o passar do tempo?).
Sendo o astro que mais exerce influência na vida humana (depois do Sol), dela (a Lua) surgiram os contextos de semana e mês, que se baseiam em seu movimento. Uma fase lunar dura aproximadamente uma semana, sete dias. E em um ciclo completo, aproximadamente 28 dias, é possível notar cada uma das quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Falemos um pouco sobre cada uma delas, e também do período conhecido como Lua Negra.
Abaixo, algumas informações para nortear seus estudos mágicos sobre a Lua e suas fases.
Fases Lunares
Muito importante, antes de falar das fases em separado, falar do conceito de lunação. Uma lunação é um ciclo completo da Lua, que dura aproximadamente vinte e oito ou vinte e nove dias, indo de uma Lua Nova até a próxima, onde outra lunação se inicia.
A partir da Lua Nova, veremos as cinco fases mais importantes da Lua, e que tipos de práticas mágicas ressoam melhor com cada período.
- Lua Nova

É a fase quando a Lua está “nascendo”, se tornando visível. É o período de transição entre o término da fase escura e sombria e a volta da claridade. As energias desta fase tornam propícios novos começos – afinal é a primeira fase, e tomadas de decisões (possivelmente bruscas) como marco de novos começos.
A palavra-chave desta fase é (re)começos. É o melhor período para começar a colocar as ideias no papel, e imediatamente começar a colocar em prática. Você não precisa ter necessariamente um caminho pronto, mas é importante arregaçar as mangas e começar a agir, se quiser chegar ao seu destino.
Banhos de purificação ou preparação podem ser uma boa ideia aqui, também. Feitiços relacionados à saúde, à cura, e à renovação também, são melhor executados durante esta fase, quando se utiliza da energia da Lua.
- Lua Crescente

As palavras-chave nessa fase são continuidade e crescimento. É hora de continuar consolidando o que o que foi idealizado na Lua Nova; o momento é de fertilizar o que já está encaminhado.
Esta fase ressoa bem com feitiços de prosperidade, dinheiro, e crescimento no sentido mais abrangente. É necessário cuidado, pois um feitiço ou ato mágico pode intensificar algo não desejado também, caso a energia não seja bem direcionada.
Cuidado! Fazer feitiços com intenção de diminuição na Lua Crescente pode (o que não significa que vai) ter efeito contrário ao esperado.
- Lua Cheia

Plenitude. Totalidade. Nesta fase, a Lua mostra o seu estado completo, cheio, pleno, totalmente visível. As energias desta fase influenciam amplificando as sensações, e o poder, tornando tudo mais claro e evidente, mais marcante. Como a Lua no céu, imponente.
Feitiços melhor executados nesta fase da lua são de tipos diversos, feitiços de amor, união, força, sensibilidade e intuição, sonhos, entre outros. É a fase com um leque maior de tipos de feitiços que são intensificados pela energia vigente.
Somente o dia em que a Lua está em sua fase Cheia, ela o está de fato, na verdade, alguns minutos somente. A partir do momento que enxergamos a Lua “diminuindo de tamanho” com relação à nossa percepção, ela já está minguando. Procure em uma tabela (você encontra facilmente em sites de astronomia) o horário preciso em que a Lua estará Cheia, na lunação correspondente, para melhor aproveitar sua energia. Mas não fique paranoide a respeito, contanto que a Lua esteja redondinha, levando em consideração a nossa percepção, é bem provável que ela esteja em sua fase Cheia. Aproveite esta janela entre este período, até quando ela começa a ficar mais ovalada, minguando, com sabedoria.
- Lua Minguante

Como o nome sugere, a Lua Minguante é a fase onde a Lua diminui, míngua, e com isso estará pronta para nascer novamente, em aproximadamente uma semana, depois que “sumir” totalmente do céu.
Recomenda-se nesta fase feitiços que envolvam a vontade de fazer diminuir ou cessar. Banimentos, limpezas, purificações (e até mesmo devoluções de feitiços), et cetera.
Tudo o que faça diminuir, cessar, retornar ao estado anterior, é melhor executado durante a Lua Minguante, quando a energia da Lua é evocada para auxiliar na prática mágica, ou quando qualquer coisa acontece sob sua influência.
- Lua Negra

Também chamada de Lua Balsâmica. É onde não é possível ver a Lua no céu. Ocorre geralmente nos dois últimos dias de Lua Minguante, antes da Lua Nova poder ser vista.
Nesta fase, é importante tratarmos de coisas relacionadas à nossa interioridade, e quem, e o que somos, buscar olhar para dentro para nos entender. Hora de resolver conflitos conosco mesmo. Nos estudar, para nos entender.
É um ótimo período para trabalhar questões relacionadas à sombra. Não perca esta oportunidade.
Feitiços recomendados: feitiços com relação à descoberta de nós mesmos, nossos guias, divindades, animais espirituais, fraquezas, fortalezas, talentos ocultos… e mais.
A influência das Fases da Lua nas práticas mágicas
Devo considerar ou não a energia da fase da Lua atual nos meus feitiços e rituais?
Se você é uma pessoa cujo caminho mágico está diretamente ligado à Lua e suas fases, programe-se para fazer seus feitiços, ritos e práticas nos momentos mais adequados. Caso não, e se você precisar agir magicamente, sem tempo para esperar a fase correspondente? Vai deixar de aumentar suas proteções, por exemplo? É claro que não! A Lua é uma imensa fonte de energia, que pode ser utilizada para potencializar suas práticas mágicas, mas não deve ser a única fonte de energia, afinal, você tem muitas outras fontes de energia ao seu redor… o próprio Sol, os Elementos, Divindades, Egrégoras, sem mencionar o seu poder pessoal.
Esbás
Os esbás são celebrações à Lua, muito comumente feitas na Wicca, embora muitos grupos de bruxaria não-wiccanianos também os celebrem, com sua própria liturgia, contudo. Estas celebrações, que ocorrem à Lua Cheia, são ritos de contemplação e conexão com a Lua, ocorrendo cerca de doze ou treze vezes por ano. Eu não tenho certeza se os esbás são celebrados levando em consideração o Ano Solar, pagão, ou o ano civil, social. Assim que descobrir e/ou tiver mais informações a respeito, edito esta postagem com o que terei aprendido.
Magia Lunar
É fácil. Deixa eu te contar! Tudo o que você necessita para fazer magia lunar é conectar-se à energia da Lua, antes de qualquer coisa. E de que maneiras você pode fazer isto? De inúmeras. A forma mais simples é contemplá-la, enquanto sente sua energia te preencher e te energizar. Você pode imaginar que a luz que ela reflete em você é um conduíte etéreo, pelo qual sua energia passa até chegar em você.
A partir daí, você pode, cheie de sua energia, utilizá-la da forma que sinta melhor. Algumas dicas a seguir.
● Você pode “puxar” a energia da Lua, literalmente, visualizando que à medida que você a puxa, seja com o auxílio de um atame ou varinha, ou apenas com a sua mão, esta desce até você, ou a um objeto, ao seu comando. Inclusive, clica aqui para ler uma “cagada mágica” que já fiz puxando a energia lunar, aí você saberá quando e como não fazer.)
● Você pode colocar água para enluarar, para utilizar sempre que necessário. A água enluarada trará consigo características da fase na qual ela tenha sido enluarada.
● Você pode organizar suas magias de modo a considerar uma lunação inteira, ou seja, indo de uma Lua Nova a outra. É interessante manter suas proteções mágicas sempre em dia, não é? Então que tal programar-se para fazer feitiços de proteção, erguer barreiras e escudos mágicos sempre na Lua Crescente, ou trabalhar seus dons intuitivos na Lua Cheia? E que tal programar-se para banir tudo o de indesejado sempre a cada Lua Minguante? Já pensou em trabalhar a sua sombra toda Lua Negra? O que mais você pode colocar como periódico, a cada lunação? Medite a respeito e veja se é interessante para você.
Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
Todo o conteúdo no blog é gratuito. Entretanto, se você quiser contribuir financeiramente de alguma maneira, com absolutamente qualquer valor, tenha a certeza de que isto me deixa muito grato pela apreciação e reconhecimento, e me inspira a continuar trazendo conteúdo com maior frequência. Para isto, por gentileza utilize a chave PIX de e-mail: bruxodelua@gmail.com.
DICA
● Você pode utilizar um aplicativo de celular para se orientar com relação às fases da Lua, pelo menos até aprender a prestar atenção nela. Observe-a! Conecte-se!
Esclareceu várias dúvidas, muito obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Disponha, Yunnie! Seja sempre bem-vinde!
CurtirCurtir