Brevemente uma iniciação a respeito de cada elemento, e suas correspondências e aplicações mágicas, assim como suas associações, seus locais de força, onde e como podem ser usados, e representados, et cetera.
QUADRO DE AVISOS
Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.
Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.
Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.
E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.
Bênçãos, e boa jornada!
Os quatro Elementos básicos da natureza, comuns a vários sistemas mágicos ocidentais, são Terra, Ar, Fogo e Água. São mais que apenas manifestações naturais e físicas, os Elementos são fonte de poder e energia, que podem ser utilizados com propósitos mágicos. Ou seja, podem ajudar na magia, amplificando ou restringindo certos tipos de energia, por exemplo.
Neste mesmo bolo, há também um quinto elemento conhecido por Éter, ou Quintessência. Ou até mesmo Espírito, em alguns sistemas.
É importante que tenhamos ciência de que os Elementos não são apenas suas formas “físicas”, visíveis, ou tocáveis. Logo, Fogo é muito mais que chamas, Água é muito mais que H2O, Terra é muito mais que pó, e Ar é muito mais que oxigênio. Observe que ao falar dos Elementos, os mencionei com iniciais maiúsculas, de modo a discernir que estou falando de muito além de suas manifestações físicas.
Agora sobre um ponto de poder comum a todos os elementos, falemos sobre a praia. Eu mencionei na postagem de Magia do Mar que a praia é um local imensamente energético, por ter representações dos elementos abundantemente, e de forma natural. Além da areia, do mar e dos ventos representando, respectivamente, Terra, Água e Ar, também podemos destacar o calor e a iluminação solar como representações do elemento Fogo.
Abaixo, correspondências de cada elemento.

Terra
Palavras-Chave: Material, Fertilidade, Abundância, Consistência, Constância, Teimosia, Tenacidade, Solidez, Gravidade, Prosperidade, Riqueza, Estabilidade.
Direção: Norte.
Cores: Verde, Marrom, ou qualquer cor que remeta à Terra.
Locais Energéticos: Florestas, Bosques, Cavernas, Vales, Montanhas, Trilhas, Jardins, Parques, Cozinhas, Plantações, Joalherias.
Ferramentas Mágicas: Cristais, Rochas, Sal, Carvão, Madeira, Cordas, Pentáculo, Colher de Pau.1
Elementais: Gnomos.

Fogo
Palavras-Chave: Passional, Ação, Impulso, Transmutação, Desejo, Paixão, Força de Vontade, Sexualidade, Vigor, Criatividade, Imediatidade, Energia.
Direção: Sul.
Cores: Vermelho, Laranja, cores que remetam a chamas.
Locais Energéticos: Fontes Termais, Vulcões, Lareiras, Fogões, Fornos, Saunas, Desertos, Academias.
Ferramentas Mágicas: Velas, Lamparinas, Atames, Espadas, Varinhas.2
Elementais: Salamandras.

Ar
Palavras-Chave: Mental, Intelecto, Lógica, Sabedoria, Conhecimento, Informação, Liberdade, Aprendizado, Expansão, Concentração, Adivinhação.
Direção: Leste.
Cores: Amarelo, Cinza.
Locais Energéticos: Picos, Praias, Edifícios, Aeroportos, Escolas, Bibliotecas, Escritórios, Agências de Viagem.
Ferramentas Mágicas: Incensos, Atames, Espadas, Varinhas, Grimórios, Lápis, Canetas, Oráculos, Sinos, Penas.3
Elementais: Silfos, ou Sílfides.

Água
Palavras-Chave: Emocional, Intuição, Subconsciente, Fluidez, Adaptabilidade, Flexibilidade, Mutabilidade, Movimento, Emoções, Empatia.
Direção: Oeste.
Cores: Azul.
Locais Energéticos: Lagos, Rios, Lagoas, Oceano, Marés, Cachoeiras, Poços, Fontes, Piscinas, Banheiras, Chuveiro.
Ferramentas Mágicas: Cálices, Caldeirões, Espelhos.
Elementais: Ondinas.

Éter
Palavras-Chave: Espiritual, Astral, Magia, Todo, Consciência, Alma, Espírito, Energia.
Direção: Centro.
Cores: Roxo, Branco, Preto, Cinza.
Locais Energéticos: Astral, Todos os Locais, especialmente a Praia.
Ferramentas Mágicas: Todas.
Observações
1,2,3 Você deve ter observado que eu coloquei varinhas, atames e espadas como representações do Ar e do Fogo. E coloquei colheres de pau como ferramentas representando a Terra. Está errado dizer que estas ferramentas podem representar ambos os elementos? Não.
Isto acontece mais por ser uma questão de simbologias pessoais. Muitos praticantes de magia têm estabelecido em convenção social de que a varinha representa o Fogo e o atame representa o Ar. Entretanto, conheço praticantes de magia ceremonial que têm a varinha (ou baqueta, para eles) como representação do Ar, e atame (ou espada) como representação do Fogo. Você decide a melhor representação para você.
Em uma pequena pesquisa, observei um argumento que se mostrou interessante. Pontuaram que, como as lâminas passam pelo fogo, em sua forja, e são capazes de criar faíscas quando em atrito, são melhores representações do Fogo.
Por outro lado, há também a turma que defende que a varinha é a expansão da vontade do magista, sendo, desta forma, mais apropriada para representar o Fogo – inclusive, no Tarô o naipe que representa o Fogo é o naipe de Paus. E, desde que o atame, geralmente só corta fios energéticos, sendo movido “pelo ar”, representa o Ar de forma mais eficaz.
E você, o que pensa a respeito?
Símbolos dos Elementos
Você com certeza observou os símbolos dos elementos. E eu vou te ensinar um bom macete para lembrar qual símbolo é de qual elemento. Pensando apenas nos Quatro Elementos principais, observemos que os símbolos são apenas triângulos. Dois apontando para baixo, e dois apontando para baixo. Um cortado e outro não.
Como diferenciar?
É simples. Imagine que a linha cortando o símbolo é a linha do horizonte. Abaixo dela, Terra. Acima, Ar. Logo, o triângulo cortado que aponta para baixo, representa a Terra. E o triângulo cortado que aponta para cima, representa o Ar. Por sinal, estes elementos são opostos. O Ar representa a expansão e a Terra a contração.
Agora quanto aos outros dois. Imagine que o triângulo sem corte que aponta para cima seja a chama de uma vela. A ponta sempre fica para cima. E você sempre pode ter uma vela acesa acima de água, mas nunca uma vela acesa em baixo d’água. Deste modo, a gente conclui que o triângulo sem corte com a ponta para cima representa o Fogo, e o que aponta para baixo representa a Água, como opostos que são.
E o símbolo do Éter? Pode ser a junção dos dois triângulos, como uma estrela de seis pontas. Ou uma variação, como a da imagem lá em cima. E também pode ser representado por um círculo, já que contém tudo.
Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
Todo o conteúdo no blog é gratuito. Entretanto, se você quiser contribuir financeiramente de alguma maneira, com absolutamente qualquer valor, tenha a certeza de que isto me deixa muito grato pela apreciação e reconhecimento, e me inspira a continuar trazendo conteúdo com maior frequência. Para isto, por gentileza utilize a chave PIX de e-mail: bruxodelua@gmail.com.