Livro das Sombras

Memorizar é muito bom, e necessário! Mas ter aonde anotar as experiências mágicas é fundamental!


Siga-nos também nas redes sociais, para mais informações. E já te convido para o nosso grupo de estudos, no WhatsApp! Todos os nossos links estão disponíveis aqui! Sempre que tem alguma novidade, como sorteios para os nossos leitores, seguidores e clientes, a gente comunica por lá. E, quem está no grupo fica sabendo de tudo do Bruxo de Lua em primeira mão, além de poder tirar dúvidas diretamente conosco.

E não deixa de entrar em contato se quiser contratar algum produto ou serviço. Tem um link direto para contato conosco através do WhatsApp Bruxo de Lua, caso precise de algum serviço de oraculismo, encantamento, ou magia, no geral.

Bênçãos, e boa jornada!


Livro das Sombras

Livro Negro, Grimório

Muito comumente chamado de BoS (sigla para “Book of Shadows“), um Livro das Sombras é uma espécie de diário de anotações. Por ser um livro, geralmente, pessoal, cada praticante da Arte é livre para escrever neste aquilo que desejar: anotações sobre feitiços, receitas mágicas, quaisquer informações pertinentes, como mapa astral, sonhos, ciclos menstruais, divindades, jogadas oraculares, preces, et cetera.

Pode ser qualquer caderno, bloco de notas, com capa dura, mole, desencapado, rústico ou enfeitado, todo adornado, ou uma simples cadernetinha, ou agenda; vai de gosto pessoal. Salvo os casos onde a tradição mágica exigir um modelo padrão para seus iniciados.

Há varias teorias a respeito do porquê de se chamar Livro das Sombras. As mais comuns é que ou é por ter conhecimento que deve permanecer “às sombras”; ou por conter detalhes profundos a respeito da individualidade, dos conflitos, vontades, desejos mais inconscientes, e revelar partes da “sombra” da pessoa que nele escreve.

Algumas pessoas também se referem ao Livro das Sombras como Livro Negro. Muitas outras o conhecem por Grimório. Mas, em suma, são coisas diferentes: um grimório, essencialmente, contém fórmulas, feitiços, cânticos, preces, rituais, já um livro das sombras é uma espécie de journal, e contém notas pessoais e opiniões, sensações e sentimentos a respeito de trabalhos mágicos.

Alguns covens têm um livro das sombras conjunto, contendo as informações de todos os membros deste, assim como um código ético do grupo, registros de cerimônias realizadas, e mais. Quando algum bruxo morre, seu LdS pode ser herdado pelos familiares, depende muito da vontade pessoal do bruxo ou dogmas da tradição. Abaixo algumas fotos de Livros das Sombras dos mais diversos tipos.

Perguntas Importantes

Posso mostrar o meu Livro das Sombras a alguém? E quanto a emprestar?
É questão de escolha, sua. O Livro das Sombras é seu, é você quem dita o que pode e o que não pode. Tenha em vista, que alguém mal intencionado pode ver informações suas, e usar contra você. Este é um risco que você está disposto a correr?

O que escrever?
Tudo que considerar necessário. Tabelas de correspondências? Orações e preces? Mitos de divindades? Leituras oraculares? Experiências? Conteúdo mágico? Fórmulas? Receitas? Pode até mesmo categorizar tudo. Ou, ir colocando informações dos mais diversos tipos conforme forem surgindo.

Precisa ser físico?
Pode ser virtual. Hoje é mais fácil acessar alguma coisa que esteja na nuvem, dá pra fazer de qualquer lugar, e na maioria das vezes é necessário uma senha. Entretanto, é extremamente recomendável ter um livro físico também.

Para o caso de livro físico, posso imprimir um texto da internet e colar nele?
Sim, pode fazer o que quiser. É seu. Mais lembre que quanto mais colocar energia nele através da sua escrita, mais energia sua este objeto terá.

Posso ter mais de um Livro das Sombras?
Pode, e é extremamente recomendado por questões de organização. Pode ter um apenas para seus sonhos, outro para suas experiências pessoais mágicas, outro para fórmulas de feitiços, e mais. É você quem decide. Caso não queira ter mais de um, uma boa dica é organizar o seu único Livro das Sombras por seções, e ir adicionando conforme experiências.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s