Atame & Boline

O uso de lâminas é algo muito comum em quaisquer práticas relacionadas à magia ou à bruxaria. Seguindo com as postagens sobre instrumentos mágicos, aqui falaremos dos tipos de lâminas mais utilizados nas práticas mágicas.


Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links.

Bênçãos, e boa jornada!


Atame

Athame, Átame

Lâmina de fio duplo, geralmente sem corte, porque isso pode variar dependendo das práticas mágicas e da vontade pessoal da pessoa que o possui. Embora possa possuir corte, pode não ser utilizado para cortes físicos, sendo utilizado apenas energeticamente. Algumas tradições exigem que o atame tenha cabo preto, podendo conter símbolos mágicos de acordo com a vontade ou necessidade. Tradicionalmente é feito de metal, mas pode ser de madeira, osso, pedra, cristais, entre outros materiais.

Suas principais funções são atrair, direcionar, cortar e banir energias; sejam estas do ambiente, de objetos ou do bruxo. Também pode ser usado para traçar e destraçar círculos mágicos, desenhar símbolos ao ar, et cetera.

Pode ser associado ao deus, dependendo da tradição mágica da pessoa por ter formato fálico. E dependendo da tradição mágica ou da escolha pessoal de seu/sua portador(a) pode representar os Elementos Ar ou Fogo. Os bruxos e bruxas geralmente o utilizam como representação do Fogo. Já a galera da magia cerimonial, comumente usa para representar o Ar. Abaixo, algumas imagens de atames.

Boline

Bolline, Foice

É uma foice ou faca mágica, geralmente de lâmina curva (embora isso não seja uma máxima), utilizada para colher plantas e cortar objetos físicos, escrever em velas, desenhar símbolos físicos, entalhar (a exemplo da confecção de varinhas), et cetera. Algumas tradições exigem que o boline tenha um cabo branco.

Esta lâmina pouco ou quase nunca é usada ritualisticamente, sendo usada mais na parte preparatória da magia. Como o atame representa o deus, em tradições duoteístas, e sua forma representa o falo do deus, o boline curvo, em forma de meia-lua, pode ser associado à deusa, por este ser um de seus símbolos. Abaixo, representações de bolines.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s