Atame & Boline

O uso de lâminas é algo muito comum em quaisquer práticas relacionadas à magia ou à bruxaria. Seguindo com as postagens sobre instrumentos mágicos, aqui falaremos dos tipos de lâminas mais utilizados nas práticas mágicas.


QUADRO DE AVISOS

Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.

Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.

Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.

E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.

Bênçãos, e boa jornada!


Atame

Athame, Átame

Lâmina de fio duplo, geralmente sem corte, porque isso pode variar dependendo das práticas mágicas e da vontade pessoal da pessoa que o possui. Embora possa possuir corte, pode não ser utilizado para cortes físicos, sendo utilizado apenas energeticamente. Algumas tradições exigem que o atame tenha cabo preto, podendo conter símbolos mágicos de acordo com a vontade ou necessidade. Tradicionalmente é feito de metal, mas pode ser de madeira, osso, pedra, cristais, entre outros materiais.

Suas principais funções são atrair, direcionar, cortar e banir energias; sejam estas do ambiente, de objetos ou do bruxo. Também pode ser usado para traçar e destraçar círculos mágicos, desenhar símbolos ao ar, et cetera.

Pode ser associado ao deus, dependendo da tradição mágica da pessoa por ter formato fálico. E dependendo da tradição mágica ou da escolha pessoal de seu/sua portador(a) pode representar os Elementos Ar ou Fogo. Os bruxos e bruxas geralmente o utilizam como representação do Fogo. Já a galera da magia cerimonial, comumente usa para representar o Ar. Abaixo, algumas imagens de atames.

Boline

Bolline, Foice

É uma foice ou faca mágica, geralmente de lâmina curva (embora isso não seja uma máxima), utilizada para colher plantas e cortar objetos físicos, escrever em velas, desenhar símbolos físicos, entalhar (a exemplo da confecção de varinhas), et cetera. Algumas tradições exigem que o boline tenha um cabo branco.

Esta lâmina pouco ou quase nunca é usada ritualisticamente, sendo usada mais na parte preparatória da magia. Como o atame representa o deus, em tradições duoteístas, e sua forma representa o falo do deus, o boline curvo, em forma de meia-lua, pode ser associado à deusa, por este ser um de seus símbolos. Abaixo, representações de bolines.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


Todo o conteúdo no blog é gratuito. Entretanto, se você quiser contribuir financeiramente de alguma maneira, com absolutamente qualquer valor, tenha a certeza de que isto me deixa muito grato pela apreciação e reconhecimento, e me inspira a continuar trazendo conteúdo com maior frequência. Para isto, por gentileza utilize a chave PIX de e-mail: bruxodelua@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s