Como já dizia a bruxa do Pica-Pau: “E lá vamos nós!”
QUADRO DE AVISOS
Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.
Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.
Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.
E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.
Bênçãos, e boa jornada!
Vassoura
Como o nome sugere, é literalmente uma vassoura. Dos tempos antigos para os atuais muitas simbologias foram adicionadas, mas a essência se manteve: a vassoura é utilizada para limpar o ambiente, energeticamente. Varre sem necessariamente tocar o chão, sempre de dentro para fora do local a ser limpo, mentalizando e visualizando as energias nocivas indo embora enquanto se varre.
As vassouras são, tradicionalmente, feitas com cabo de madeira, e as cerdas podem variar: pequenos arbustos, ou galhos, palha, ervas… o importante é que sejam de materiais energéticos, e com isso quero dizer, materiais o mais naturais possível. Podem ser enfeitadas com pedras, fitas, fios de metal, cordas, flores, et cetera.
Na antiguidade muitas vassouras eram varinhas disfarçadas. Era muito comum ver bruxas varrendo – ou fingindo varrer – enquanto lançavam feitiços. E hoje, comumente, as pessoas colocam uma vassoura atrás da porta para afastar visitas indesejadas. Tudo isso, costume adaptado: nos tempos mais antigos, acreditava-se que manter uma vassoura junto à porta, com as cerdas para cima, impedia a entrada de maus espíritos e energias nocivas, afinal, sua principal função era banir a negatividade. Até hoje, é muito comum que os bruxos não encostem as cerdas das vassouras mágicas no chão.
Há relatos de que as vassouras serviam também como receptáculo para um espírito “indesejado”, a ser liberado em um local distante. “Mas, Luã, e aquela história as vassouras eram utilizadas para voar?” Bom, não era exatamente assim, como vemos nos filmes, e desenhos. Há relatos de que as bruxas faziam uso de unguentos e pomadas alucinógenas e anestésicas, feitas com diversas plantas… e espalhavam pelo corpo todo, para terem a sensação de que voavam; alinhando as sensações proporcionadas pelas pomadas à visualização de voo, ou para que o estado alterado facilitasse projeções astrais, as bruxas “ensinavam às plantações até onde crescerem”: até bem alto, como seu “voo”.
A vassoura é um símbolo de dualidade: seu cabo representa o masculino (deus) e suas cerdas o feminino (deusa). Por isso, é comumente usada em celebrações de casamento, e nesta simbologia, os recém-casados pulam a vassoura, simbolizando que todo o passado fica para trás, e que, unidos, agora trilham o caminho juntos.
Abaixo, fotos de vassouras, de diversos modelos.






Perguntas Importantes
Como fazer uma vassoura mágica?
Primeiramente, atente para os materiais e simbologias que vai usar em sua confecção. Utilize materiais o mais naturais possível, e acrescente ervas de banimento, arruda é uma ótima opção, a exemplo. Pode também acrescentar cristais como cianita-negra (também conhecida como vassoura-de-bruxa por ter propriedades energéticas semelhantes).
Preciso consagrar uma vassoura pra ela se tornar mágica?
Sem sombra de dúvida. Qualquer item, objeto, ou instrumento precisa ser consagrado para se tornar mágico. Quando você consagra, você imprime no objeto uma função mágica, antes disso, é apenas um objeto convencional.
E se eu não tiver uma vassoura?
É simples, utilize as mãos. Emita energia através delas e faça movimentos de varredura, visualizando as energias que deseja banir indo embora do local.
Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
Todo o conteúdo no blog é gratuito. Entretanto, se você quiser contribuir financeiramente de alguma maneira, com absolutamente qualquer valor, tenha a certeza de que isto me deixa muito grato pela apreciação e reconhecimento, e me inspira a continuar trazendo conteúdo com maior frequência. Para isto, por gentileza utilize a chave PIX de e-mail: bruxodelua@gmail.com.