Cores: Simbolismos Mágicos

Se na vida cotidiana, as cores já demonstram uma importância imensa, por que seria diferente na bruxaria?


Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Você já ficou sabendo do curso de Runas? Tanto cobraram que agora está entre nós. Você não vai querer perder esta oportunidade, tenho certeza! Confere todos os detalhes clicando aqui. E caso tenha alguma dúvida, pode mandar mensagem por lá mesmo. Te espero!

Ah, clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog ou outras redes sociais. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links. Não esquece de conferir o nosso trabalho e seguir, para nos incentivar a trazer mais conteúdo de boa qualidade, como fazemos.

Bênçãos, e boa jornada!


Cores

Primeiramente, falemos de cromoterapia. Em uma síntese, a cromoterapia é uma pseudociência relacionada ao uso das cores e suas simbologias com um propósito de direcionamento e ativação de energias e/ou/para cura. A cromoterapia diz que cada cor corresponde a um tipo de energia, e “vibra” na mesma frequência desta energia.

A importância das cores está no fato de que elas tocam diversas partes do nosso subconsciente e servem de gatilho (por muitas vezes bem sutis) para emoções e sentimentos. As cores são usadas de formas diferentes, dependendo de quem utiliza; e tudo bem com isso, todos têm percepções diferentes a respeito de cada cor, e experiências diferentes.

O uso de cores não é tão moderno e atual como podemos pensar. Li em algum lugar que os antigos egípcios tinham câmaras sagradas de luz solar colorida, dentro dos seus templos. Funcionava da seguinte forma: a luz solar era dividida em diversas cores com o auxílio de cristais, de forma que cada câmara era iluminada com uma cor. As pessoas eram diagnosticadas, e colocadas na câmara iluminada com a cor que melhor as fosse ajudar.

Associações

• Branco: Pureza, consagração, adivinhação, exorcismo, cura, paz, força espiritual.
• Prateado: Lua, pureza, tesouros, valores, inconsciente.
• Cinza: Equilíbrio, neutralidade, cancelamento, retorno sem negatividade.
• Roxo: Espiritualidade, transmutação, poder, nobreza, habilidade psíquica, cura espiritual, sabedoria, piedade.
• Rosa: Amor fraternal ou emocional, amizade, afeição, altruísmo.
• Vermelho: Força, vigor, paixão, luxúria, sangue, sexo, impulso, liderança, agressividade, guerra, combate, conquista, perigo.
• Laranja: encorajamento, energia, estimulação.
• Amarelo: Intelecto, inteligência, concentração, criatividade, ideias, persuasão, alegria, conforto, prosperidade.
• Dourado: Sol, finanças, consciente, felicidade.
• Marrom: Aterramento, árvores, concentração, proteção de animais, natureza.
• Verde: Fertilidade, natureza, finanças, sorte, esperança, caridade, crescimento, rejuvenescimento, cura.
• Azul: Entendimento, tranquilidade, paciência, verdade, devoção, honra, lealdade, sabedoria, paz, projeção astral.
• Preto: Negação, banimento, quebra, morte, negatividade.

Simbolismos

Como perceber os simbolismos das cores? É fácil, é necessário somente prestar atenção nas coisas, em como se parecem, no sentimento que trazem. Uma das maneiras mais básicas de utilizar a simbologia das cores na bruxaria é utilizar velas coloridas, de acordo com o propósito desejado. Também vale usar toalhas coloridas. O próprio poder das cores pode ser adicionado em feitiços, rituais, para energizá-los. Como? Utilizando a energia das cores, nos itens, objetos, coisas, utilizados no ritual.

É importante também salientar que como as cores atuam em nível visual e inconsciente, as simbologias próprias de cada pessoa também são importantes e devem ser levadas em consideração quando se utiliza delas. Como você se sente a respeito da cor, e o seu objetivo é o mais importante. E as atribuições de cores podem variar de pessoa para pessoa. Observemos os exemplos a seguir.

  • Verde ou branco para cura.
    Geralmente os que utilizam verde são pessoas mais ligadas à natureza, não que as pessoas que utilizam branco não sejam.
  • Vermelho ou rosa para amor.
    O vermelho ele pode indicar mais amor sexual, paixão, luxúria. O rosa também é utilizado para o amor, mas num conceito mais fraternal e puro.
  • Amarelo ou verde para prosperidade.
    O amarelo só é muito utilizado para simbolizar a prosperidade no Brasil. Geralmente, a cor que representa as finanças “na gringa” é o verde.
  • Et cetera

Concluindo… Você é livre para utilizar as simbologias que preferir, mas tenha bom-senso, e qualquer dúvida não hesite em pesquisar.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


DICA:
● “Color Chart for Witches” – Everything Under the Moon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s