Se na vida cotidiana, as cores já demonstram uma importância imensa, por que seria diferente na bruxaria?
Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Entre em contato através do WhatsApp da Vipera Arcana, a loja do Bruxo de Lua, clicando aqui.
Clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links. Não esqueça de seguir nosso trabalho nas redes sociais.
Bênçãos, e boa jornada!
Cores
Primeiramente, falemos de cromoterapia. Em uma síntese, a cromoterapia é uma pseudociência relacionada ao uso das cores e suas simbologias com um propósito de direcionamento e ativação de energias e/ou/para cura. A cromoterapia diz que cada cor corresponde a um tipo de energia, e “vibra” na mesma frequência desta energia.
A importância das cores está no fato de que elas tocam diversas partes do nosso subconsciente e servem de gatilho (por muitas vezes bem sutis) para emoções e sentimentos. As cores são usadas de formas diferentes, dependendo de quem utiliza; e tudo bem com isso, todos têm percepções diferentes a respeito de cada cor, e experiências diferentes.
O uso de cores não é tão moderno e atual como podemos pensar. Li em algum lugar que os antigos egípcios tinham câmaras sagradas de luz solar colorida, dentro dos seus templos. Funcionava da seguinte forma: a luz solar era dividida em diversas cores com o auxílio de cristais, de forma que cada câmara era iluminada com uma cor. As pessoas eram diagnosticadas, e colocadas na câmara iluminada com a cor que melhor as fosse ajudar.
Associações
• Branco: Pureza, consagração, adivinhação, exorcismo, cura, paz, força espiritual.
• Prateado: Lua, pureza, tesouros, valores, inconsciente.
• Cinza: Equilíbrio, neutralidade, cancelamento, retorno sem negatividade.
• Roxo: Espiritualidade, transmutação, poder, nobreza, habilidade psíquica, cura espiritual, sabedoria, piedade.
• Rosa: Amor fraternal ou emocional, amizade, afeição, altruísmo.
• Vermelho: Força, vigor, paixão, luxúria, sangue, sexo, impulso, liderança, agressividade, guerra, combate, conquista, perigo.
• Laranja: encorajamento, energia, estimulação.
• Amarelo: Intelecto, inteligência, concentração, criatividade, ideias, persuasão, alegria, conforto, prosperidade.
• Dourado: Sol, finanças, consciente, felicidade.
• Marrom: Aterramento, árvores, concentração, proteção de animais, natureza.
• Verde: Fertilidade, natureza, finanças, sorte, esperança, caridade, crescimento, rejuvenescimento, cura.
• Azul: Entendimento, tranquilidade, paciência, verdade, devoção, honra, lealdade, sabedoria, paz, projeção astral.
• Preto: Negação, banimento, quebra, morte, negatividade.
Simbolismos
Como perceber os simbolismos das cores? É fácil, é necessário somente prestar atenção nas coisas, em como se parecem, no sentimento que trazem. Uma das maneiras mais básicas de utilizar a simbologia das cores na bruxaria é utilizar velas coloridas, de acordo com o propósito desejado. Também vale usar toalhas coloridas. O próprio poder das cores pode ser adicionado em feitiços, rituais, para energizá-los. Como? Utilizando a energia das cores, nos itens, objetos, coisas, utilizados no ritual.
É importante também salientar que como as cores atuam em nível visual e inconsciente, as simbologias próprias de cada pessoa também são importantes e devem ser levadas em consideração quando se utiliza delas. Como você se sente a respeito da cor, e o seu objetivo é o mais importante. E as atribuições de cores podem variar de pessoa para pessoa. Observemos os exemplos a seguir.
- Verde ou branco para cura.
Geralmente os que utilizam verde são pessoas mais ligadas à natureza, não que as pessoas que utilizam branco não sejam. - Vermelho ou rosa para amor.
O vermelho ele pode indicar mais amor sexual, paixão, luxúria. O rosa também é utilizado para o amor, mas num conceito mais fraternal e puro. - Amarelo ou verde para prosperidade.
O amarelo só é muito utilizado para simbolizar a prosperidade no Brasil. Geralmente, a cor que representa as finanças “na gringa” é o verde. - Et cetera…
Concluindo… Você é livre para utilizar as simbologias que preferir, mas tenha bom-senso, e qualquer dúvida não hesite em pesquisar.
Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
DICA:
● “Color Chart for Witches” – Everything Under the Moon.