Pentagrama

O símbolo mais interessante de toda a bruxaria e magia, para mim, é o pentagrama. Há muito a ser estudado ainda sobre o que ele é. Boa leitura!


Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links.

Bênçãos, e boa jornada!


Pentagrama

O pentagrama é uma estrela de cinco pontas, que pode ser desenhada sem parar do ponto inicial até o final do traçado, correspondendo ao mesmo ponto, onde cada ponta representa um dos ElementosTerra, Ar, Água, Fogo e Éter, na bruxaria.

No judaísmo, têm ligação com a parte superior da Árvore da Vida da Cabala, e também representava os cinco livros do Torá, aos quais os cristãos referem-se como “Pentateuco”: os cinco primeiros livros do Antigo Testamento da Bíblia.

Na Grécia, Pitágoras atribuiu à forma de uma pessoa de braços e pernas abertas ao pentagrama. A ponta de cima correspondia à cabeça, as duas inferiores às pernas, e as demais aos braços. Os gregos acreditavam que ele simbolizava os cinco elementos que constituíam o corpo humano: Terra (matéria), Ar (respiração), Água (fluidos), Fogo (energia) e Éter (psique, ou alma), além de representar a perfeição matemática, e os cinco sentidos básicos: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar.

No oriente, também representava os cinco elementos segundo algumas culturas de lá: Terra, Fogo, Água, Madeira e Metal.

Cristãos na idade média também utilizavam um pentagrama como símbolo das cinco chagas de Cristo. E muitos defendem a ideia de que a Estrela de Belém que supostamente anunciou o nascimento de Jesus era um pentagrama.

Saint Margaret and All Saints Catholic Church, em Canning Town.
Igreja Católica de Santa Margarida & Todos os Santos, em Canning Town, Londres, Inglaterra.

Posteriormente, atribuíram ao pentagrama uma ligação com o satanismo, e “se atribuiu” socialmente a errônea convenção de que um pentagrama com uma ponta voltada para cima era bom, e com uma ponta voltada para baixo era mau, “satânico”.

Podemos concluir que é tudo uma questão de associação, e tem pentagrama pra todo mundo! Quais as associações que você faz? Comenta lá em baixo!

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


BIBLIOGRAFIA:
● “Pentagram and Pentacle Defined for Beginner Wiccans” – Witch & Witchcraft;
● “Pentagram and Witchcraft” – Witcheslore.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s