Pentagrama

O símbolo mais interessante de toda a bruxaria e magia, para mim, é o pentagrama. Há muito a ser estudado ainda sobre o que ele é. Boa leitura!


Siga-nos também nas redes sociais, para mais informações. E já te convido para o nosso grupo de estudos, no WhatsApp! Todos os nossos links estão disponíveis aqui! Sempre que tem alguma novidade, como sorteios para os nossos leitores, seguidores e clientes, a gente comunica por lá. E, quem está no grupo fica sabendo de tudo do Bruxo de Lua em primeira mão, além de poder tirar dúvidas diretamente conosco.

E não deixa de entrar em contato se quiser contratar algum produto ou serviço. Tem um link direto para contato conosco através do WhatsApp Bruxo de Lua, caso precise de algum serviço de oraculismo, encantamento, ou magia, no geral.

Bênçãos, e boa jornada!


Pentagrama

O pentagrama é uma estrela de cinco pontas, que pode ser desenhada sem parar do ponto inicial até o final do traçado, correspondendo ao mesmo ponto, onde cada ponta representa um dos ElementosTerra, Ar, Água, Fogo e Éter, na bruxaria.

No judaísmo, têm ligação com a parte superior da Árvore da Vida da Cabala, e também representava os cinco livros do Torá, aos quais os cristãos referem-se como “Pentateuco”: os cinco primeiros livros do Antigo Testamento da Bíblia.

Na Grécia, Pitágoras atribuiu à forma de uma pessoa de braços e pernas abertas ao pentagrama. A ponta de cima correspondia à cabeça, as duas inferiores às pernas, e as demais aos braços. Os gregos acreditavam que ele simbolizava os cinco elementos que constituíam o corpo humano: Terra (matéria), Ar (respiração), Água (fluidos), Fogo (energia) e Éter (psique, ou alma), além de representar a perfeição matemática, e os cinco sentidos básicos: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar.

No oriente, também representava os cinco elementos segundo algumas culturas de lá: Terra, Fogo, Água, Madeira e Metal.

Cristãos na idade média também utilizavam um pentagrama como símbolo das cinco chagas de Cristo. E muitos defendem a ideia de que a Estrela de Belém que supostamente anunciou o nascimento de Jesus era um pentagrama.

Saint Margaret and All Saints Catholic Church, em Canning Town.
Igreja Católica de Santa Margarida & Todos os Santos, em Canning Town, Londres, Inglaterra.

Posteriormente, atribuíram ao pentagrama uma ligação com o satanismo, e “se atribuiu” socialmente a errônea convenção de que um pentagrama com uma ponta voltada para cima era bom, e com uma ponta voltada para baixo era mau, “satânico”.

Podemos concluir que é tudo uma questão de associação, e tem pentagrama pra todo mundo! Quais as associações que você faz? Comenta lá em baixo!

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


BIBLIOGRAFIA:
● “Pentagram and Pentacle Defined for Beginner Wiccans” – Witch & Witchcraft;
● “Pentagram and Witchcraft” – Witcheslore.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s