Pentáculo

“É […] um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam.”


Siga-nos também nas redes sociais, para mais informações. E já te convido para o nosso grupo de estudos, no WhatsApp! Todos os nossos links estão disponíveis aqui! Sempre que tem alguma novidade, como sorteios para os nossos leitores, seguidores e clientes, a gente comunica por lá. E, quem está no grupo fica sabendo de tudo do Bruxo de Lua em primeira mão, além de poder tirar dúvidas diretamente conosco.

E não deixa de entrar em contato se quiser contratar algum produto ou serviço. Tem um link direto para contato conosco através do WhatsApp Bruxo de Lua, caso precise de algum serviço de oraculismo, encantamento, ou magia, no geral.

Bênçãos, e boa jornada!


Pentáculo como Símbolo

O pentáculo, ou pantáculo, ou pentângulo, na bruxaria, é um símbolo de imenso poder. É nada mais, nada menos, que um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam. Cada ponta corresponde a cada um dos elementos, dentro da bruxaria, e o círculo representa o todo, o Universo. O fato de todos os elementos tocarem o círculo representa que estão todos interligados e que têm a mesma importância.

Em representações alternativas, as pontas podem simbolizar Amor, Sabedoria, Conhecimento, Lei e Poder.

O pentáculo, assim como o pentagrama, recebeu associações indevidas, com o tempo, principalmente atribuições dogmáticas de outras religiões ou espiritualidades, que fizeram do símbolo maior da bruxaria algo a ser evitado, sob a premissa de que tinha relação com uma divindade supostamente maligna, que não é cultuada no paganismo.

Pentáculo como Instrumento Mágico

Além de um símbolo, o pentáculo acabou se tornando um instrumento mágico, por associação. Quando falamos no instrumento pentáculo, falamos na representação física do símbolo, que é geralmente traçado sobre algum material, ou fabricado a partir deste. O pentáculo em um contexto material, pode representar o mais físico de todos os elementos: Terra, dentro de algumas tradições mágicas. Inclusive por ser fabricado geralmente em materiais que representam o elemento Terra: madeira, metais, argila, papel, entre outros.

Pode ser vazado, em baixo-relevo, em-alto relevo, riscado, desenhado, pintado, decorado, como melhor for individualmente. É uma questão de gosto pessoal.

O pentáculo pode ser utilizado para purificar, energizar e/ou consagrar objetos, colocando-os em cima deste, e tudo depende da intenção. Um pentáculo físico é uma espécie de gerador e/ou captador de energias mágicas, por ter ligação com todos os elementos.

Abaixo algumas imagens de pentáculos físicos, como instrumentos mágicos.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


BIBLIOGRAFIA:
Pentagram and Pentacle Defined for Beginner Wiccans” – Exemplore;
Witchcraft Terms and Tools – Pentacle” – Witchcraft & Witches.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s