“É […] um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam.”
QUADRO DE AVISOS
Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.
Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.
Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.
E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.
Bênçãos, e boa jornada!
Pentáculo como Símbolo
O pentáculo, ou pantáculo, ou pentângulo, na bruxaria, é um símbolo de imenso poder. É nada mais, nada menos, que um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam. Cada ponta corresponde a cada um dos elementos, dentro da bruxaria, e o círculo representa o todo, o Universo. O fato de todos os elementos tocarem o círculo representa que estão todos interligados e que têm a mesma importância.
Em representações alternativas, as pontas podem simbolizar Amor, Sabedoria, Conhecimento, Lei e Poder.
O pentáculo, assim como o pentagrama, recebeu associações indevidas, com o tempo, principalmente atribuições dogmáticas de outras religiões ou espiritualidades, que fizeram do símbolo maior da bruxaria algo a ser evitado, sob a premissa de que tinha relação com uma divindade supostamente maligna, que não é cultuada no paganismo.
Pentáculo como Instrumento Mágico
Além de um símbolo, o pentáculo acabou se tornando um instrumento mágico, por associação. Quando falamos no instrumento pentáculo, falamos na representação física do símbolo, que é geralmente traçado sobre algum material, ou fabricado a partir deste. O pentáculo em um contexto material, pode representar o mais físico de todos os elementos: Terra, dentro de algumas tradições mágicas. Inclusive por ser fabricado geralmente em materiais que representam o elemento Terra: madeira, metais, argila, papel, entre outros.
Pode ser vazado, em baixo-relevo, em-alto relevo, riscado, desenhado, pintado, decorado, como melhor for individualmente. É uma questão de gosto pessoal.
O pentáculo pode ser utilizado para purificar, energizar e/ou consagrar objetos, colocando-os em cima deste, e tudo depende da intenção. Um pentáculo físico é uma espécie de gerador e/ou captador de energias mágicas, por ter ligação com todos os elementos.
Abaixo algumas imagens de pentáculos físicos, como instrumentos mágicos.






Luã Musi
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua
Todo o conteúdo no blog é gratuito. Entretanto, se você quiser contribuir financeiramente de alguma maneira, com absolutamente qualquer valor, tenha a certeza de que isto me deixa muito grato pela apreciação e reconhecimento, e me inspira a continuar trazendo conteúdo com maior frequência. Para isto, por gentileza utilize a chave PIX de e-mail: bruxodelua@gmail.com.
BIBLIOGRAFIA:
“Pentagram and Pentacle Defined for Beginner Wiccans” – Exemplore;
“Witchcraft Terms and Tools – Pentacle” – Witchcraft & Witches.