Pentáculo

“É […] um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam.”


Boas-vindas, caminhante pela penumbra! Clicando aqui você chega direto no nosso grupo do WhatsApp. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog. A propósito, clicando aqui você acessa todos os nossos links.

Bênçãos, e boa jornada!


Pentáculo como Símbolo

O pentáculo, ou pantáculo, ou pentângulo, na bruxaria, é um símbolo de imenso poder. É nada mais, nada menos, que um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, onde todas as pontas o tocam. Cada ponta corresponde a cada um dos elementos, dentro da bruxaria, e o círculo representa o todo, o Universo. O fato de todos os elementos tocarem o círculo representa que estão todos interligados e que têm a mesma importância.

Em representações alternativas, as pontas podem simbolizar Amor, Sabedoria, Conhecimento, Lei e Poder.

O pentáculo, assim como o pentagrama, recebeu associações indevidas, com o tempo, principalmente atribuições dogmáticas de outras religiões ou espiritualidades, que fizeram do símbolo maior da bruxaria algo a ser evitado, sob a premissa de que tinha relação com uma divindade supostamente maligna, que não é cultuada no paganismo.

Pentáculo como Instrumento Mágico

Além de um símbolo, o pentáculo acabou se tornando um instrumento mágico, por associação. Quando falamos no instrumento pentáculo, falamos na representação física do símbolo, que é geralmente traçado sobre algum material, ou fabricado a partir deste. O pentáculo em um contexto material, pode representar o mais físico de todos os elementos: Terra, dentro de algumas tradições mágicas. Inclusive por ser fabricado geralmente em materiais que representam o elemento Terra: madeira, metais, argila, papel, entre outros.

Pode ser vazado, em baixo-relevo, em-alto relevo, riscado, desenhado, pintado, decorado, como melhor for individualmente. É uma questão de gosto pessoal.

O pentáculo pode ser utilizado para purificar, energizar e/ou consagrar objetos, colocando-os em cima deste, e tudo depende da intenção. Um pentáculo físico é uma espécie de gerador e/ou captador de energias mágicas, por ter ligação com todos os elementos.

Abaixo algumas imagens de pentáculos físicos, como instrumentos mágicos.

Luã Musi

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua


BIBLIOGRAFIA:
Pentagram and Pentacle Defined for Beginner Wiccans” – Exemplore;
Witchcraft Terms and Tools – Pentacle” – Witchcraft & Witches.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s