Tarô: Arcanos Maiores

Anteriormente, vimos uma introdução ao belo universo do tarô. Vamos agora conhecer um pouco mais dos Arcanos Maiores.


Siga-nos também nas redes sociais, para mais informações. E já te convido para o nosso grupo de estudos, no WhatsApp! Todos os nossos links estão disponíveis aqui! Sempre que tem alguma novidade, como sorteios para os nossos leitores, seguidores e clientes, a gente comunica por lá. E, quem está no grupo fica sabendo de tudo do Bruxo de Lua em primeira mão, além de poder tirar dúvidas diretamente conosco.

E não deixa de entrar em contato se quiser contratar algum produto ou serviço. Tem um link direto para contato conosco através do WhatsApp Bruxo de Lua, caso precise de algum serviço de oraculismo, encantamento, ou magia, no geral.

Bênçãos, e boa jornada!


Arcanos Maiores do Tarô

As lâminas utilizadas nesta postagem são do tarô Art Nouveau, arte de Antonella Castelli. Nele, A Justiça é o Arcano 8 e A Força é o Arcano 11. Para mais informações a respeito, vide este post.

Arcano 0 (ou 22) – O Louco

00 Il Matto

Na carta do Louco, muitas vezes vemos uma figura andrógina, na maior parte das representações, é jovem e caminha em direção a um penhasco ao lado de um cão que representa a inocência e lealdade. Em algumas representações ele é seguido por uma cobra ou mesmo picado pela mesma, isso talvez representasse a malícia que ele não possui, ao menos não ainda. Alguns interpretam “O Louco” como o início da jornada. O Louco é o aventureiro inocente e curioso que se joga de cabeça na nova fase da sua vida em busca de autoconhecimento.

Arcano 1 – O Mago

01 Il Bagatto

O Mago é uma figura mais madura que o louco, ele geralmente está de pé atrás de uma mesa com vários materiais de preparação em volta. Se você observar bem, muitas vezes ele tem um símbolo de cada naipe na mesa ou ao redor dele. Ou seja, ele tem poder para transformar sua realidade e moldar da forma que quiser, pois ele sabe combinar o material e o espiritual. É sonhador assim como O Louco, porém, diferente do arcano 0, O Mago não é inocente.

Arcano 2 – A Sacerdotisa

02 La Papessa

A Sacerdotisa é uma mulher séria e pensativa. Sentada e com um livro em seu colo, muitas vezes ela é retratada sem expressão, o que condiz com seu significado de algo neutro e secreto. Representa o lado espiritual, rigidez, o oculto, o princípio feminino, silêncio, meditação, etc.

Arcano 3 – A Imperatriz

03 L'Imperatrice

A Imperatriz representa a força da criação, o lado maternal. Geralmente é uma matrona sentada em um trono. Geralmente tem flores ao seu redor, isso mostra o quanto ela é fértil.  Ela pode indicar gravidez, criatividade, sucesso, riqueza e geralmente a mãe, a esposa ou o conceito maternal que o consulente tem.

Arcano 4 – O Imperador

04 L'Imperatore

O Imperador é geralmente retratado sentado no trono ainda de armadura, como se estivesse acabado de retornar de uma batalha. Aparenta ser extremamente sério e rígido. Ele é calculista e firme. Geralmente envolve figuras de autoridade como o pai ou o conceito de paternidade, governo, estabilidade e prestígio do consulente.

Arcano 5 – O Hierofante

05 Il Papa

O Hierofante geralmente é retratado como um senhor de idade falando às multidões. Ele representa as crenças do consulente ou um professor. Ele também pode representar um palestrante, alguém que tem muita facilidade de falar em público. O Hierofante muitas vezes fala sobre ensinamentos rígidos, árduos que precisam de sacrifícios para serem alcançados, pode também simbolizar negligência ou indecisão.

Arcano 6 – Os Amantes

06 Gli Amanti

Representa um casal apaixonado, muitas vezes, jovens que encontraram o primeiro amor de suas vidas. Em algumas representações eles podem aparecer como se estivessem se casando, em outras, eles aparecem em uma expressão quase sexual. Eles têm forte ligação com os sentimentos, união, integração, equilíbrio e livre arbítrio. Apesar do sentido óbvio, nem sempre Os Amantes vão denotar casamento, namoro e etc. Tudo varia muito com o jogo que acompanha.

Arcano 7 – O Carro

07 Il Carro

Geralmente ilustra uma carruagem sendo puxada por dois ou mais cavalos, comandada por alguém com aparência nobre, como um rei e uma rainha que voltam vitoriosos de uma batalha. A carta do Carro pode simbolizar velocidade, viagem e força. Essa força no tarô pode ser vista como uma energia muito violenta usada para atacar ou ferir alguém.

Arcano 8 – A Justiça

08 La Giustizia

Mostra uma pessoa com uma balança em uma mão e geralmente tem uma espada na outra. Por vezes tem os olhos vendados para mostrar sua imparcialidade. Se observarmos bem, A Justiça muitas vezes é mostrada como uma pessoa de expressão facial muito dura, mas o resto do corpo está suavizado. Passa uma mensagem de que  pode ser implacável, mas ela traz paz. Essa carta representa a estabilidade, a justiça (como o nome sugere) as leis, a ordem, a razão, o sentido prático.

Arcano 9 – O Eremita

09 L'Eremita

O Eremita é a figura de um homem idoso, que se apoia em um cajado para andar. Nos desenhos mais comuns há uma cobra aos seus pés, mas ele não pisa nela, pois tem um lampião para ver onde pisa. Alguns tarólogos dizem que a luz que ele carrega é a luz da carta “A Estrela”, portanto, seus ensinamentos trazem luz para quem está perdido e esperança para quem não tem nenhuma. Assim como O Hierofante, O Eremita é um professor, mas como o próprio nome sugere, ele não gosta de multidões, seu ensinamento se dá a uma pessoa por vez. Sua carta pode representar revelações.

Arcano 10 – A Roda da Fortuna

10 La Routa Della Fortuna

A Roda da Fortuna representa literalmente uma roda que fala sobre os ciclos da vida. Muitos associam com a própria deusa da sorte que com os olhos vendados, gira sua roda para definir o destino dos homens. Ascensão e ruína em constante movimento. Essa carta pode indicar boa sorte, boa situação financeira como pode também representar má sorte, instabilidade, etc.

 

Arcano 11 – A Força

11 La Forza

É geralmente representada por uma mulher abrindo a boca de um leão. A carta da força significa a força do espírito, a resiliência, coragem, etc. Muitas vezes ela pode representar a força de vontade que precisamos pra seguir nosso dia a dia.

Arcano 12 – O Enforcado

12 L'Appeso

Mostra um homem pendurado, geralmente eu uma árvore. Algumas vezes ele está ferido e em muitas representações, ele faz um número 4 com as pernas, significando estagnação. O Enforcado significa uma virada de 360º na vida do consulente. Ele também representa sacrifícios que precisam ser feitos para obter algo e que as coisas vão levar um tempinho pra acontecer.

Arcano 13 – A Morte

13 La Morte

Provavelmente um dos arcanos mais temidos e mal interpretados, a carta da morte, na maior parte das vezes retrata esqueletos, mortos vivos, zumbis, etc. Em algumas representações, carrega uma foice e aparenta estar em movimento. Este arcano trata de mudanças, transições, renascimento, pode tratar sim de uma morte ou de um fim necessário.

Arcano 14 – A Temperança

14 La Temperanza

Retratada geralmente por uma figura andrógina, muitas vezes, um anjo, derramando o conteúdo de um jarro em outro. Essa figura parece muito concentrada no que está fazendo, ela não tira os olhos do seu trabalho. Essa carta fala muito sobre adaptação, paciência, mudança, harmonia, fala sobre renovação e tem forte relação com a alquimia e transmutação de elementos.

Arcano 15 – O Diabo

15 Il Diavolo

Outro arcano muito mal interpretado, O Diabo retrata um humanoide, geralmente sentado em um trono e dois seres humanos acorrentados. O diabo não trata exatamente de possessão demoníaca, mas fala muito sobre uma prisão a vícios que muitas vezes o consulente está ciente, mas que não consegue se livrar deles.

Arcano 16 – A Torre

16 La Torre

Representa uma construção alta, muitas vezes sendo destruída por um raio ou um incêndio. A carta da Torre, representa o Caos, a ruptura da ordem como o consulente conhece. Muitas vezes fala sobre um obstáculo muito grande que é removido para que o consulente possa se libertar, mas existe certa dor, um sentimento de perda envolvido. Pode significar a saída de um emprego, o fim repentino de um relacionamento ou stress repentino.

Arcano 17 – A Estrela

17 Le Stelle

O arcano da esperança! A Estrela vem logo depois que o caos da destruição da torre passa. Ela é o novo começo, a reconstrução, o renascimento. Traz a figura de uma pessoa jovem, geralmente nua, perto de um rio, ela aos poucos tira água do rio e derrama sobre a terra seca, simbolizando a bondade, já que ela nesse momento está gerando nova vida.

Arcano 18 – A Lua

18 La Luna

Um arcano cheio de mistério. Talvez uma das cartas com a maior quantidade de diferentes iconografias. Ora aparece cheia, crescente, ora tem alguém olhando pra ela, ou ela aparece solitária no céu. É uma das cartas que está ligada profundamente ao sagrado feminino. Ela representa os ciclos da emoção e da vida, os instintos, reflexões, ilusões, segredos. A lua fala do momento que temos que olhar pra dentro e procurar uma nova direção, usar nossa imaginação.

Arcano 19 – O Sol

19 Il Sole

Carta representada muitas vezes por crianças ou pessoas jovens, cheias de vida. Algumas vezes estão andando a cavalo. É uma carta muito feliz, simboliza a vitalidade, a alegria, sucesso, saúde, clareza, renovação, o sagrado masculino e para alguns tarólogos, representa a virilidade.

Arcano 20 – O Julgamento

20 Il Giudizio

Em quase todas as representações artísticas deste arcano está se falando do juízo final. Uma figura alada chega tocando uma trombeta e uma ou mais figuras saem de tumbas. O Julgamento é uma carta que fala muito sobre reavaliar, examinar seus conceitos, renovar o espírito, renascer. Junto com A Justiça, essa carta também fala de ações que irão ter suas consequências e geralmente ao saírem no mesmo jogo falam sobre uma espécie de tribunal que o consulente precisará presenciar, seja como juiz, réu ou testemunha.

Arcano 21 – O Mundo

21 Il Mondo

O arcano da alegria! Geralmente mostra uma pessoa que aparenta estar dançando dentro de uma guirlanda de flores ou folhas. Essa dança pode muito bem ser a dança cósmica na qual se encontra o universo. Essa carta representa uma realização, o fim e novo começo da jornada. Lembra-se do Louco iniciando a jornada? Aqui nessa carta ele finalmente alcançou o que buscava quando iniciou sua jornada e está pronto para recomeçar.

Nox Ásteris

http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s