Para perfumar, para limpar, para harmonizar, para purificar, para energizar, para incensar!
QUADRO DE AVISOS
Saudações, Caminhante da Penumbra! Boas-vindas! Eu sou o Luã Musi. Este é o Bruxo de Lua, meu blog, onde compartilho conhecimentos sobre paganismo, magia e bruxaria, com muito das minhas vivências, práticas e gnoses pessoais. O blog é um projeto gratuito, logo, me ajuda muito se você recomendar para as pessoas que você conhece, por favor o faça, se o conteúdo ressoar com você.
Através da minha loja virtual, a Vipera Arcana, ofereço serviços de feitiçaria, aconselhamentos oraculares, e, fortuitamente, cursos envolvendo bruxaria e afins. Veja meu catálogo de serviços ao clicar aqui. Veja as minhas referências e feedbacks nas minhas redes sociais, aliás, me siga no Instagram também, lá eu posto conteúdo com mais frequência do que aqui.
Entre também na Comunidade Bruxo de Lua, no WhatsApp. Ao clicar aqui você acessa o convite para o grupo, Conclave das Luas. Por lá você fica sabendo das novidades antes de eventualmente virem para o blog, e tem a oportunidade de “trocar figurinhas” com outres praticantes de magia. Ainda, um projeto está sendo desenvolvido para quem tem devoção a Freyja, o Salão do Mel e do Âmbar, que basicamente é um grupo de estudos e práticas mágicas voltadas a conexão com Freyja, com a magia, e suas mitologias. Conheça mais do projeto clicando aqui, e se você tem interesse, entre em contato através deste link.
E para ter acesso a todos os meus links, clique aqui. Dito tudo isto, aproveite a postagem, a seguir.
Bênçãos, e boa jornada!
Incensos
Os incensos, além das velas e dos cristais, são, talvez, as ferramentas mágicas mais utilizadas nas mais diversas religiões e espiritualidades. Têm o propósito de criar uma atmosfera propícia no ambiente, podendo nos ajudar a nos conectar com divindades, purificar locais e objetos… e muito mais!
A Produção
Os incensos são misturas de aromas, ervas e alguns componentes alquímicos que tem o objetivo de despertar o lado espiritual de objetos, locais e/ou pessoas. Mas aí vem a pergunta: como os incensos são feitos?
Os mais comuns são feitos artesanalmente. O aroma pode vir de resinas, ervas ou madeiras, em uma infinidade de possibilidades. Caso os materiais não estejam pulverizados, é necessário triturá-los em um moedor manual, também conhecido como ‘pilão’. – Não é aconselhável usar moedores elétricos, pois eles podem aquecer a mistura e liberar as substâncias aromáticas antes do tempo. – O pó resultante já é um incenso, que pode ser aquecido ou queimado.
Algumas pessoas compram incensos sem aroma ou “incensos sem fumaça”. Eles absorvem a essências que você aplica a eles.
Nota: Os incensos sem essências não são os mesmos que os incensos neutros de bambu.
Variedades
Seria praticamente impossível determinar quantos tipos de incenso existem. Há formas, fragrâncias e tipos incontáveis com usos diversos espalhados pelo mundo. Seu tempo de duração também é bem diversificado, podendo durar de quinze minutos até seis horas. Incensos de alta duração, geralmente, são muito utilizados na Índia. Em seus templos, os hindu acreditam que a alta durabilidade do incenso conseguiria transportar a oração de todos até os deuses.
Alguns dos mais conhecidos tipos de incenso são:
- Natural: Utiliza apenas plantas, ervas ou folhas.
- Varetas: O mais comum. Muito utilizado especialmente para aromatização de ambientes. O pó dos materiais naturais do exemplo anterior, junto a uma mistura de carvão vegetal e goma arábica, é moldado em varetas.
- Resina: O mais antigo. As resinas são batidas e misturadas até parecerem pequenos cascalhos finos. É necessário fazer uma brasa com carvão quente, sobre o qual a resina é espalhada. Sua queima produz uma fumaça densa, geralmente muito aromática.
- “Queima Sem Brasa”/Tablete: São incensos em pó ou em formato de pirâmide, que não necessitam de carvão para queimarem.
- Cones: São incensos que lembram um projétil, com um furo no fundo. A fumaça deles parece “leitosa”, grossa e pesada. Geralmente quem usa esse incenso, o coloca em incensários que lembram cascatas, porque a fumaça tende a descer, antes de se dissipar.
O Uso de Incensos na Magia
Alguns creem que os incensos podem ser utilizados para levar as nossas intenções e preces aos deuses. Isto porque, quando os acendemos, a matéria é consumida pelo fogo e se transforma em algo abstrato. Incensos não são varinhas, mas são itens muito potentes para colocar sua intenção em movimento no plano espiritual.
Os usos mais recorrentes de incensos são para a purificação de ambientes, objetos, pessoas, equilibrar as energias do local, apaziguar auras muito carregadas de pensamentos negativos, ou induzir no ambiente uma atmosfera propícia ao trabalho mágico desejado… o que um incenso pode fazer depende muito das correspondências dos materiais utilizados e da percepção de quem os usa, a seu respeito, também.
Tenha em mente qual elemento você associa ao Incenso. Alguns usam o incenso para representar o ar, outros, o fogo. isso é muito importante de se considerar, pois os dois não se manifestam energeticamente da mesma maneira.
Para limpar um ambiente com incenso, recomendo acendê-lo com sua mão de poder. Visualize aquilo que você quer, no caso, o ambiente que está sendo limpo de energias negativas. Você pode caminhar pelo local, girando o incenso ou simplesmente caminhar com ele. Visualize a sua intenção dessa limpeza agindo através da fumaça. Feito isso, basta deixá-lo terminar de queimar. Este mesmo processo serve para coisas que deseja atrair, como dinheiro, prosperidade financeira, amor, e mais.
Incensário
O incensário é o recipiente onde queimamos os incensos. Sua principal finalidade é segurar ou conter o material dos incensos, ou aparar as cinzas. Pode ser feito de vários materiais, como madeira, metal, resina, louça, entre tantos. Suas formas também variam muito. Longos, pequenos, verticais, horizontais, circulares…
Caso não consiga encontrar, fazer não é difícil, você pode usar, por exemplo, um pratinho de cerâmica, desde que o tamanho seja adequado para colher as cinzas. Mas atenção: certifique-se que o material é resistente ao calor e ao fogo! Algumas pessoas colocam areia ou cinzas no fundo do incensário para reduzir os impactos do calor, especialmente para incensos de carvão ou resina, que precisam de fogo constante para executarem bem sua função. – Diferente do incensário projetado apenas para segurar varetas de incenso. – Terra, sal, areia ou pedrinhas podem ser usadas também. Uma boa dica é escolher um destes itens que seja algo especial pra você, como por exemplo, areia da sua praia predileta.
Não sabe por onde começar? Meu conselho é que você inicialmente escolha qual o tipo de incenso que você mais se identifica. A partir disso, você pode escolher o modelo de incensário que melhor lhe atende. Eu por exemplo, uso muito os incensos de varetas, então os melhores pra mim são incensários que parecem um pires de louça com um suporte, pois acho prático para limpeza e fácil de transportar caso precise.
Lembre-se que os incensários são instrumentos mágicos também, e como estarão em seu altar ou em suas práticas, antes de utilizar, purifique e consagre!
Nox Ásteris
http://www.bruxodelua.com
@bruxodelua